26 de janeiro de 2011

Dicas de como ''sobreviver'' nesse Calor terrivél



Quem me conhece sabe muito bem o quanto eu sou INIMIGA mortal do calor, verão e tudo o que envolve esse meio. Não suporto verão de verdade mesmo, sou super amiga confidente do frio principalmente o frio congelante (já disse que nasci no País errado rs). Mas enfim, pesquisei algumas dicas da net para postar aqui no blog e se mais para frente eu encontrar mais algumas posto novamente.

A fontas dicas são do site http://www.efetividade.net e aqui vai:

8 dicas para enfrentar o verão tropical quando o ar condicionado e a piscina não estão à disposição.
Viver no calor do verão brasileiro é muito mais cômodo quando temos à mão confortos como o de ar condicionado à disposição, ou o luxo de poder se refrescar em uma piscina ou no mar na hora em que a temperatura exigir.

Mas nem sempre é o caso, como sabemos – mesmo quem tem AC às vezes precisa enfrentar uma noite de blackout! Percebendo o interesse despertado pelo nosso post de ontem sobre a questão de como lidar com os carros que ficam no sol, sigo com mais algumas dicas para lidar com o calor tropical.
  1. Spray refrescante: mantenha na geladeira um borrifador (deve ter na seção de jardinagem do seu hipermercado favorito) com água pura. Quando precisar se refrescar rapidamente, borrife-se (sem encharcar) um pouco de água fria, começando pelos pés ou pelos pulsos (para aproveitar um efeito positivo da circulação sanguínea). Tanto a temperatura da água quanto o efeito da evaporação farão bem. Com um pouco de procura em lojas de artigos de praia, você encontrará um borrifador integrado a um mini-ventilador movido a pilhas, que por aqui faz diferença mesmo se a água estiver na temperatura ambiente.
     
  2. Ventilador ao contrário: à noite, se a temperatura da rua estiver mais fresca que a do seu quarto, experimente colocar um ventilador na janela – mas apontando para fora. Devido aos efeitos físicos envolvidos, jogar o ar quente do quarto para fora é mais rápido e eficaz do que jogar o ar fresco da rua para dentro.
     
  3. Tome banho com alguma janela aberta: a saturação causada pelo vapor do chuveiro preso no ambiente impede todos os outros mecanismos naturais que o seu corpo poderia usar para reduzir a sensação do calor com base na evaporação.
     
  4. Ventilador de mesa: uso há anos um ventilador USB. Quando é necessário usar o computador no calor, ajuda poder apontar um mini-ventilador para o meu rosto. É barato, fácil de encontrar, e basta plugar e já estará funcionando. É possível encontrar também um ventilador elétrico de mesa (tenho um em casa, da marca FAME, comprado no ano passado) de baixo consumo (15W), que serve para a mesma aplicação, embora gere um pouco mais de vento e dispense o computador ;-) Vale lembrar que um ventilador sozinho não reduz a temperatura ambiente, apenas tendo efeito sobre a sensação térmica.
     
  5. AC dos desesperados: se o que você precisa é se refrescar rapidamente, coloque uma bandeja de gelo em frente ao seu ventilador ligado e apontado para você. Não conseguirá refrescar um ambiente, mas pode fazer você se sentir melhor. Mas *cuidado* com a água que vai se formar, especialmente evitando que ela se combine à eletricidade do aparelho.
     
  6. Roupa de verão: os tecidos sintéticos modernos típicos de trajes de atletas têm sua utilidade para quem passa calor no dia-a-dia, pois são projetados para afastar rapidamente da pele o suor, movendo-o para onde evaporará. Se preferir roupas de algodão, o melhor é que sejam folgadas, permitindo que haja espaço entre a pele e a roupa, e a evaporação do suor ocorra.
     
  7. Comida de verão: além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta mais itens fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas – com bônus extra se você escolher as que contêm bastante líquido, como a melancia, por exemplo. Não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois!
     
  8. Durma como os egípcios: o “método egípcio” descrito pelo Lifehacker envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.

Não sei vocês, mas eu sou branquinhaaaa demais e quando saio no sol eu fico vermelha (sou super sensivél) e o protetor solar parece não resolver. Quem tiver alguma dica vou adorar saber!

15 comentários:

  1. adorei as dicas, principalmente a da toalha, achei bem eficiente, e nunca tinha ouvido falar, meu quarto é realmente muito abafado, pois pega sol o dia inteiro, e o ventilador de teto por si só já ñ está funcionando! adorei as dicas riri >.<

    muah beijoca's baby ;*

    se puder me seguir vou adorar ter vc na minha página
    http://babybelchior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grasi, as estrelinhas são sim pra enfeitar.
    as você também pode colar em diversos lugares e até colocar imã atrás, pra colocar em quadro de fotos (...) tudo vai da sua imaginação ;)

    ResponderExcluir
  3. A dica egipícia eu nunca tinha ouvido falar...será q consigo dormir com algo úmido em cima de mim??? acho q aplicarei outras dicas msm hehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Grasi, amei suas dicas, pois o calor aqui tá de matar!
    Beijo
    Carol

    http://coisinhascarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas !!!! está fazendo muito calor mesmoooo
    beijus

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, dicas super úteis!

    valeu, viu o help ja hj? beijinhos

    helpdamari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. vou colocar um borrifador no freezer pra jáá!

    kkkk

    muito boas as dicas, grasita!

    - beejos :)

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas, porque esse calor ta demaaais...


    http://divas-divat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gra, realmente dicas interessantes, já que somos um "pouquinho pobres" e não temos condições de viver na Dinamarca ou Noruega! rsrsrs...beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Nesse calor que tá fazendo, toda dica é válida pra gente testar e tentar aliviar....

    Já estou te seguindo!!!

    Me segue também?

    Bjs!!!

    http://scarpindeonca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas flor, otimas mesmo
    ja estou te seguindo

    beijoss

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas!
    O calor está insuportável!

    Bjos
    www.relicario-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. GRasi, dicas mais do que úteis!!

    Calor senegalês por aqui!!

    bjoo

    http://feedbackpositivoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir